sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A dimensão de um homem

Por Eduardo Guimarães




Luiz Inácio Lula da Silva não é um santo. Tampouco é um demônio. É só um homem como eu ou você. Mortal. Falível. Imperfeito. E assim, como qualquer ser humano, atravessa a vida lutando contra o lado obscuro da alma – infestado por ódio, cobiça, medo, rancor, ciúme e tantos outros sentimentos vis.
Todavia, um homem é o que faz de si. Escolhemos o que seremos e nos tornamos prisioneiros ou detentores dessa escolha. Lula decidiu ser detentor de suas escolhas de vida.  E quando nossas escolhas nos permitem realizar obras, colhemos os frutos. E quem os dá a nós são os outros, de uma forma ou de outra.
Um comerciante bem sucedido é conhecido por honrar dívidas, praticar preço justo e oferecer produto que valha o preço que cobra. Um bom médico atrai a confiança e o respeito de pacientes e da comunidade científica. Com um político não é diferente.
Lula entregou o que prometeu. Quando chegou ao poder, o Brasil era muito pior do que é hoje. Poucos cometeriam o desatino de negá-lo. O máximo que conseguem é atribuir os êxitos da era Lula a outro que não ao próprio, ainda que os fracassos lhe sejam integralmente atribuídos.
Mas um homem que opta por trilhar o caminho do bom comerciante ou do bom médico, que é também o do bom político, vai deixando amigos, respeito e afeição pelo caminho. É o caso de Lula.
Há dois ou três dias, nas primeiras páginas de todos os jornais estava sendo tratado como criminoso condenado. Reapareceu na França, sorridente, sendo homenageado por toda a Europa, discutindo questões globais de igual para igual com líderes das maiores potências.
Ao mesmo tempo, levantou-se, na sociedade, um clamor de protesto contra a forma como está sendo tratado um homem que, diante do mundo, conserva a dimensão de um estadista, sendo alvo dos ataques apenas de políticos fracassados e empresários de mídia amigos deles.
Até o carrasco de correligionários de Lula, o ministro Joaquim Barbosa, declarou seu respeito por ele. Entre o povo brasileiro, Lula ainda é o mesmo que deixou o Palácio do Planalto em seus braços em 1º de janeiro de 2011, aos oitenta por cento de aprovação.
Mas até isso seus inimigos negam. Colunistas da grande mídia falam sobre a desmoralização que estaria sofrendo ao ser acusado por um criminoso condenado em um processo em que até tentaram envolvê-lo, mas que já termina sem que nada tenha sido apurado contra si.
Assim, inimigos assumidos e enrustidos querem outro processo contra Lula. E, imprudentemente confiantes, reconhecem – em colunas, editoriais e até em reportagens – que a finalidade é impedir que ele chegue a 2014 em condições de disputar qualquer cargo ou de influir em favor de qualquer candidato.
Se pesquisas que a direita midiática fará mais adiante apontarem qualquer êxito do massacre acusatório – o que ela espera que aconteça assim que a marionete que comanda a Procuradoria Geral da República cumprir seu script e acusar Lula –, aí será a vez de Dilma.
Contudo, só o que se enxerga, até aqui, é que o conjunto de forças que está se erguendo em favor do ex-presidente comprova como é sábio a gente semear o bem, a verdade e a justiça.
Em algum momento da vida todos precisaremos de solidariedade. Ninguém consegue receber tanta solidariedade quanto Lula está recebendo se for um canalha. E quando um canalha se enfraquece, todos lhe viram as costas. A dimensão de Lula foi ele quem construiu, e agora a estamos vendo. E aprendendo.

19 comentários:

  1. A coisa está feia,hein wilson???????.
    Essa gente só vai sossegar qdo ver o Lula morto.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que 40 anos de cana pra Marco Valério é pouco, deveria apodrecer na cadeia.

    Ele teve 7 anos p/ incriminar Lula, não conseguiu, não provou, agora está falando pelos cotovelos.

    Segundo Zé Abreu, a Veja Civita estão pagando a deleção premiada, Zé Abreu disse que não tem medo de processo, não!
    Isto ele ouviu de um advogado,tinha um jornalista e um politico do PSDB, que tb ouviram.
    17 milhões + 2.400.000 p/ pagar a multas do mensalão.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem tem Twitter #MexeuComLulaMexeuComigo.

    PS. Não é p/ usar o Lula é meu amigo, isso já foi onten.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém está acima das leis ao ponto de não poder ser investigado. Nem o Lula, nem o Papa nem minha mão. Se ficar provado o envolvimento do Lula com o Mensalão ele tem que ser julgado sim e se for o caso pagar na justiça. Lula não é um incapaz que não possa responder por seus atos. Cadeias para os ladrões do dinheiro público. Outro que eu quero ver julgado e o Tal Eduardo do PSDB de Minas. As provas que o Marcos entregou quando fez a sua declaração devem vir a público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe ninguém que esteja acima da lei, contudo, para se investigar alguém, especialmente um ex-presidente, deveria ser necessário mais que a denúncia vazia de um condenado pela justiça.

      Excluir
    2. Também é importante dizer que Lula não é Dirceu, Genoino ou Delúbio.
      Por mais tosco e non sense que seja o STF du-vi de ó dó que ministros mequetrefes terão a coragem de condenar Lula usando da excrescência do domínio do fato. Torpeza tem limites.

      Excluir
    3. http://kibeloco.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Bebum-de-Rosemary.jpg

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      É muita bandidagem!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Ô Loco meu!
      Essa aí você buscou lá no Kibeloco, hein?
      Então é verdade mermo!

      Excluir
  5. Wilson, estou lendo agora, datafolha p/ presidente.
    Lula e Dilma ganham de todos no primeiro turno.
    Agora que o bicho vai pegar.
    #MexeuComLulaMexeuComigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandinha...
      A reaçaiada está em polvorosa.
      Nunca dantes na história desse País...
      Minto!
      Essa nova denuncia contra Lula daqui a três meses ninguém se lembrará dela.
      Lula na boca desses vagabundos já foi até estuprador e assassino. Ladrão é o de menos.
      O desespero deles é que o Ex-Presidente Metalúrgico resolva se candidatar novamente.
      Aí, sim é que esses coitados irão chorar.

      Excluir
  6. Não me conformo com o PIG. Já fuderam o zé dirceu, genôindo, agora querem fuder com o Bebum de Rosemary. Porra, a mulher do lula ta braba porque o Bebum dela viajava com a Rosemary pelo mundo todo e ela se aproveitava pra fazer trambiques usando o bebum pra beneficiar seus amigos. Porra!!! Tem tem que mandar a muié do Bebum ficar na dela!

    Desse jeito o nosso PT vai ficar sujo na rodinha!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mexeu com o bebum, mexeu comigo!

      Excluir
    2. Parabéns Rosemary!
      Chega a ser comovente sua fidelidade canina ao cachaceiro do seu pai.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Você clicou no link? Viu a mãozinha do nosso mensaleiro-mor no carrinho?

      Excluir
  7. Puxa Rosemary, parece que vocês tem verdadeira obcessão por pinto babado.
    Vira o disco querida, mas no bom sentido, tá?
    Não estou lhe pedindo pra virar o "disco" pra mim, até porque, não achei o meu no lixo, e, portanto, não o coloco em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. messsscheo co luuula messsscheeeuuu commmmmigo descrrrurpe to meio embaraiaaado cuesteees tecraaados. hu g.... hug.... hug

    ResponderExcluir

Passa logo a bola