terça-feira, 4 de dezembro de 2012

No governo FHC

 corrupção era descaradamente acobertada

Ontem (3), o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou publicamente que “A corrupção não está mais debaixo do tapete” e que, “Hoje, há mais autonomia dos órgãos de fiscalização e controle como o Ministério Público, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal”.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de pronto, rebateu a afirmação de Carvalho. À noite, no Jornal Nacional, a reportagem mostrou parte das declarações do ministro e do ex-presidente sobre o assunto. FHC, visivelmente alterado, qualificou como “leviandade” a declaração do adversário político.
Vejamos, pois, quanto de motivos teve o ex-presidente para se irritar assim com a declaração do ministro de Dilma.
FHC, quando governou, foi beneficiário da cumplicidade da mídia, que ajudou a acobertar descaradamente a corrupção ao sonegar ao público notícias sobre escândalos que dispensariam o bom e velho “domínio do fato” devido à vastidão de provas que havia.
Nesse ponto, há que fazer jus ao jornal Folha de São Paulo, o único grande veículo que denunciou adequadamente a compra de votos para a reeleição de FHC, quando deputados da base aliada de seu governo foram grampeados declarando, ipsis-litteris, que haviam sido pagos pelo então ministro (hoje falecido) das Comunicações, Sérgio Motta, para votarem a favor da emenda constitucional que permitiu ao tucano obter um segundo mandato em 1998.
Além de FHC ter mudado as regras de jogo com ele em andamento ao propor ao Congresso a emenda da reeleição – o que Lula não se permitiu fazer apesar de ser tratado pela mídia tucana como se tivesse tentado e não conseguido –, ainda teve uma denúncia muito bem fundamentada, com provas materiais, de que deputados foram pagos para apoiá-lo.
Além da Folha de São Paulo, nenhum veículo de peso deu destaque ao escândalo. E o procurador-geral da República de então, que o presidente tucano manteve no cargo por oito anos – Lula, nesse período, nomeou QUATRO procuradores-gerais –, não esboçou a menor reação.
Observação: essa foi a principal razão de o ex-PGR Geraldo Brindeiro ter sido alcunhado como “engavetador-geral da República”.
Controladoria Geral da União? No governo FHC chamava-se Corregedoria, em vez de Controladoria, e jamais incomodou o governo, enquanto que a CGU de Lula e Dilma tem sido uma pedra no sapato deles, pedra colocada por eles mesmos no âmbito do esforço hercúleo que fizeram para dar transparência ao que o antecessor tucano escondia.
Polícia Federal? Essa só serviu mesmo para ajudar o governo, ou melhor, o candidato do governo FHC à própria sucessão. Ou alguém esqueceu que a PF só incomodou políticos da oposição durante a era tucana e que seu maior feito foi em 2002, quando destruiu a candidatura de Roseana Sarney para ajudar o candidato governista, José Serra?
FHC esbofeteou a nação ao comparar a omissão criminosa dos órgãos de controle de seu governo (no que tangia a investigá-lo) com a atuação deles hoje. E esse crime foi cometido com o concurso de praticamente toda a grande imprensa, que não só fechou os olhos para a corrupção da era tucana como levantou escândalos só contra a oposição petista.
E se você, leitor, acha que exagero, assista, abaixo, vídeo (completo) de entrevista que o dito “decano do colunismo político brasileiro”, Janio de Freitas, da Folha de São Paulo, concedeu ao programa Roda Viva. Na ocasião, como se pode ver no vídeo, afirmou que a mídia funcionou como “suporte político” do governo FHC.
*
Roda Viva | Janio de Freitas | 06/08/2012
Por: Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho legal esses videozinhos que o lilica arruma pra por aqui. Reuniãzinha de petistas cheia de coisa vermelha pra protestar contra o *PIG e quem bota os mensaleiros na cadeia. Os mensaleiros do lilica são os melhores e ninguem tasca.

    *PIG é invenção do PHA, aquele apresentador do Fantástico da Rede Record, funcionário do bispo Edir Macedo, amigo do Lula e inimigo da Rede Globo.

    ResponderExcluir
  4. SUGESTÃO.

    Não libere nenhum comentário antes de ser moderado.
    Feche p/ comentários. porque do jeito que está, não dá.

    ResponderExcluir
  5. Atônito Alves...
    Jânio de Freitas não é o que se pode chamar de petista, mas preste atenção no que ele fala sobre mensalão, sobre o verdadeiro mensalão que foi a compra de votos para a reeleição de FHC.
    Mas isto só se você quiser realmente saber a verdade, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tantas coisas escondidas no mundo político que acho receoso defender um e acusar outro. Não sei porque você cita o FHC sempre que acusam mensaleiros do pt. Só porque usam rótulo de esquerda? Tem muito barbudinho ficando rico e rindo a toa. Os outros corruptos eu sei muito bem reconhecer. Só não tinha certeza daqueles chamados de esquerda, que esses meteriam tanto a mão na cumbuca, deixando companheiros e parentes muito bem encaminhados no mundo dos negócios.

      Mas isto você vai concordar, só se você quiser realmente enxergar a verdade, claro.

      Excluir
  6. Obrigado pela sujestão Moderador Já.
    Não nego que fiquei mesmo tentado a moderar, mas daí fiquei receoso de que meus amigos se deparassem com "a porta fechada" e não quisessem mais entrar na minha casinha.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, eu me recuso comentar sobre fhc. Esse homem nunca valeu nada e vale cada dia menos!
    Sobre a moderação, a insistência desses psicopatas desocupados, desestrutura qualquer um. Mesmo deixando para moderação, em muitas situações você acaba publicando as barbaridades que recebe só para mostrar o quão baixo pode chegar um indivíduo desses.
    Por outro lado, ao serem ignorados, com o tempo acabam desistindo. Acho que vale a pena, eu tenho isso no meu blog que não é nenhum recordista de visitas nem comentários, mas me alegro hoje com a boa qualidade dos bons e raros comentários. Quanto às visitas, aumentaram muito em número e qualidade depois que deixei de bater palma para maluco dançar..rss

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuh...
      Concordo contigo quanto à qualidade das postagens, maaaas também você há de convir que mesmo não sendo pessoas de bom caráter os anômalos são pessoas inteligentes.
      São seres humanos também e que se cansam de irem ao Reinaldo Azevedo, Noblat ou Coturno Noturno dizer bobagens e serem aplaudidos.
      Aqui sabem que encontrarão pessoas honestas, de verdade, que lhes ouvirão, mas que lhes farão o contra ponto. Na verdade esse pessoal gosta mesmo é de polemizar e aqui no Casa do Nóia o campo é fértil para isso.
      O erro deles é jogar sujo usar termos chulos e sexistas, falsificar, agredir, mas estes comentários vão ser deletados sempre. Comentar ofendendo só se fizer parte de minha equipe, só se for eu.
      Eu posso ofender um Anômalo à vontade, ele não. O comentário dele eu apago e só fica o meu.
      Então... Se o imbecil pensa que me ofende, tá perdendo tempo e fazendo minha alegria.

      Excluir
  8. Atônito Alves
    Que tem barbudinho ficando rico no Brasil, não é novidade pra ninguém, contudo, não é crime algum ficar rico em país capitalista. Ademais tem barbudinho ficando rico, mas também tem careca, tem gordinha, tem sarado, tem braquelinho, tem neguinha, tem gay, tem hetero.
    No nosso país, agora, tem muuuuita gente se dando bem, aliás, bem diferente de há dez anos quando só as classes sociais mais abastadas se davam bem.
    Lula ganha prêmios em todo o mundo, as políticas exitosas implementadas em nosso País servem de modelos para outras Nações.

    ResponderExcluir
  9. Ademais, Atônito Alves, não basta apenas acusar um político petista de estar roubando ou matando é necessário provar.
    O caso “mensalão” não ficou provado, mas mesmo assim valendo-se de uma excrescência jurídica condenaram petista à privação de sua liberdade, já o mensalão pela compra de votos jamais foi aventado, o mensalão mineiro e o mensalão do Arruda (todos com políticos do PSDB envolvidos), graças ao corporativismo “dormem” nos tribunais e/ou nas gavetas dos procuradores.

    ResponderExcluir
  10. Ahahahahahaha.. Tá certo!
    Você é um humanitário, um benemérito que não desiste de acreditar na raça humana...rs
    Meu respeito a sua paciência..

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuh...
      Devemos sempre que possível dar atenção aos reacionários que se pautam pelo PIG. Nem que seja como prêmio por sua obstinada teimosia.
      Imagine, minha querida amiga, que já está fazendo dez anos que esses coitados tentam derrubar o eterno Presidente Lula e invariavelmente dão com os burros n'água.

      Excluir
  11. Tem razão lilica, afinal ninguém conseguiu provar nada contra Maluf, amigão do lula, Contra Collor, contra Sarney. Se não existem provas, não existe crime, certo?

    ResponderExcluir
  12. Olha só do que acusam o Lula e seus amigalões:

    http://noticias.r7.com/brasil/relacao-de-lula-e-rosemary-incomodava-marisa-diz-jornal-01122012


    Eita PIG, eita reaças do caralho!

    ResponderExcluir
  13. A Faxineira do Planalto tá tendo uma trabalheira danada. Quanto mais faxina mais lixo se acumula. Todo dia tem um malfeito denunciado. Malfeito para os petralhas é algo que deveria ter sido feito e bem feito e acabou sendo feito por um aloprado. Como o que não falta é aloprado ai já viu.
    RCEITA DA SEMANA: Rizzotto de lula e vieiras acompnhado de vinho rose.

    ResponderExcluir
  14. Eu quero dizer que concordo com a Manuh totalmente.

    Não era a favor da moderação, mas depois de tantas grosserias,não sei mais.

    Eu não entendo, a minha área é outra, uma pergunta?
    Como alguém pode usar o seu nick e do seu filho com fotos que vcs usam?

    Wilson, o que aconteceu aqui foi muito grave, ainda mais no caso do seu filho.

    Aquilo não era um xingamento corriqueiro, vc sabe do que estou falando.
    O seu filho leu aquilo? Vc tem os IP dessa pessoa, sabe quem é?


    ResponderExcluir
  15. A Manuh tem um blog, né?
    Eu entrei algumas vezes lá, mas não via os post.
    Hj eu cliquei em algum lugar e vi, muito bom, gostei muito.


    ResponderExcluir
  16. Sobre os posts, eu ando meio sem vontade de comentar.
    Apesar da gente ter levado a melhor nas eleições, a gente sempre leva a pior do outro lado.

    Eu acho que as pessoas querem ver sangue.
    Imagina uma pessoa mata uma juiza com 21 tiros pega 18 anos por assassinato e 3 por formação de quadrilha.
    Marcos Valério pega 40 anos, J.Dirceu 11, João Paulo 9, um absurdo.

    Se eu fosse eles eu ia embora do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Fuja Dirceu!!!
      Fuja Valério!!!!!!!!!!!!
      Fuja João Paulo!!!!

      Se eu demorar uns meses convém às vezes você sofrer
      Mas depois de um ano eu não vindo
      ponha roupa de domingo e pode me esquecer

      Chame ladrão, chame ladrão, chame ladrão, chame ladrãoooo

      Excluir
  17. Oi Nandinha...
    A Manuh tem um blog maravilhoso e também o Eudyr.
    Eles são parte de uma turma da pesada (no bom sentido, claro) que havia lá no Yahoo Respostas, o "Brasil Humano". Também fiz parte do grupo, mas me desinteressei por uma série de fatores que nem vale a pena contar.
    A internet é cheia de gente importante e desinteressante, honesta e desonesta, bom caráter e mau caráter, amiga e inimiga.
    A gente escolhe com quem anda.

    ResponderExcluir

Passa logo a bola