segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A “ousadia” de José Genoino



Aspirantes a ditador encastelados no Judiciário, no Legislativo, na imprensa e até entre cidadãos comuns estão sobejamente indignados com José Genoino Guimarães Neto, cearense de Quixeramobim que, aos 66 anos, está prestes a cumprir pena de prisão por ter colocado a própria firma em um contrato de empréstimo de um banco ao partido político que presidia. A razão da indignação: ele teima em querer exercer seus direitos.
Ainda assim, apesar de a vida do ex-presidente do PT ter sido vasculhada de cima a baixo durante sete longos anos, não foi encontrado um mísero aumento de seu patrimônio. Nem a Polícia Federal, nem o Ministério Público e muito menos a imprensa conseguiram atribuir-lhe qualquer intenção de se locupletar.
Tudo o que Genoino tem na vida é um modesto sobrado no bairro paulistano do Butantã, que, vendido, não pagaria a multa imposta pelo STF no âmbito da Ação Penal 470. Detalhe: o imóvel foi adquirido muito antes de o PT chegar ao poder, não havendo como atribuir sua compra ao “mensalão”.
Colunistas, editorialistas, articulistas, comentaristas de telejornal, repórteres  e parte de seus leitores e espectadores tratam de atiçar a matilha despótica contra um homem cujo crime foi cumprir uma obrigação partidária, ainda que possa ter havido alguma ilegalidade no negócio feito entre seu partido e o banco que lhe concedeu o empréstimo fatídico.
A condenação de Genoino, pois, não lhes é suficiente. Prender seu corpo não basta, há que prender, também, seu espírito. Os mesmos aspirantes a ditador querem cassar um direito sagrado em qualquer democracia que se preze: o direito de um acusado pela Justiça se declarar inocente independentemente de a acusação ter ou não sido julgada.
Temos visto, à larga, os meios de comunicação serem tomados pela premissa de que o ex-presidente do PT deveria assumir as culpas que lhe imputam e abdicar de exercer seus direitos. Deveria se “envergonhar” e fazer “profissão de fé” na própria culpa, ao melhor estilo daquilo a que eram abrigados os expurgados pelo mesmo stalinismo de que os cúmplices e entusiastas da ditadura militar brasileira acusam petistas e/ou qualquer esquerdista.
Genoino e a filha estiveram no Congresso, altivos. Foram, então, cercados e moralmente seviciados pelos que o prisioneiro de consciência chamou, apropriadamente, de “torturadores modernos”.
Não basta, portanto, condenar Genoino ou qualquer outro réu do mensalão. Eles têm que colaborar com seus algozes. A direita midiática exige que se humilhem publicamente, abdiquem de qualquer direito que lhes reste e, de quebra, ajudem a enlamear a honra de companheiros e até do próprio partido. Querem estender suas condenações àqueles contra os quais não pesa processo algum.
Este blog, assim, exorta seus leitores a se solidarizarem não com Genoino, mas com o Estado de Direito, pois está sob severa ameaça quando setores barulhentos e despóticos da sociedade exigem que um homem abdique do direito fundamental de qualquer ser humano de se declarar inocente independentemente de ter sido julgado e condenado, até porque a História está repleta de condenações que depois se revelaram injustas.

Por Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania

17 comentários:

  1. Genoino sabe que em guerra é preciso coragem.
    VERAS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE Á LUTA!

    Parabéns Genoino, chega de covardes nesse país.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  2. José Genoino é genuinamente um cara de pau. Ex-deputado federal, ex-presidente do PT e ex-croque, assim como o grande Apedeuta Supremo disse que não sabia de nada do Mensalão. Deve ser verdade, já que o Mensalão é apenas uma invenção da Mídia Golpista Direitista e Retrógrada que visa dar o golpe no presidente e atacar as forças libertárias das Farc e o governo mui democrático da Venezuela.

    José Genoíno começou sua carreira como guerrilheiro e, nesta ocupação, nunca fez nada de útil ou honesto. E nem precisava, pois ele sempre foi um sujeito de sorte, sempre perseguido pelo sucesso. No Araguaia, era um zé-ruela que entregava bilhetes para os guerrilheiros de verdade. Um dia, foi pego pelos "órgãos de repressão" - isto é, aquela rapaziada simpática que adorava dar porrada e tiro em comunista.

    Devido a uma incrível coincidência, no dia seguinte à captura de Genoíno o Exército passou a ter conhecimento sobre todos os esconderijos, depósitos de armas e mantimentos, nomes dos líderes e "soldados" da Guerrilha. Um a um, eles começaram a ser mortos pelo Exército. A sorte de Genoíno era tão grande que dos 176 participantes da Guerrilha do Araguaia ele foi, também devido a uma sensacional coincidência, o único sobrevivente. Sorte dele, sorte do PT, azar o nosso.

    Contando com as benesses da Democracia, Genoíno pode ciscar daqui e ali como deputado e ajudando a desmoralizar o governo FHC com diversas CPIs. Uma vez no governo, bebeu do próprio veneno quando foi levantado as relações promíscuas dos petralhas Marcos Valério e Delúbio Soares com o Mensalão. Afinal, era mentira da oposição a frase erroneamente atribuída a si O PT não rouba nem deixa roubar. A frase verdadeira era O PT não rouba pouco nem deixa roubar pouco, outra das mistificações burguesas da Veja.

    O irmão de Genoíno foi pego com os famosos Dólares-de-cueca, que apenas era uma moda usada para contrabalançar os estilos de Dior e Givenchy, assim acabando com a hegemonia francesa nas passarelas. Gisele Bundchen, aliás, confirmou esta versão, dizendo que só não usava seus dólares na calcinha porque tinha uma periquita muito apertada.

    Hoje em dia ninguém sabe de Genoíno. Ele vive sob remédios tarja preta e sonha com o momento em que vai voltar ao governo.

    Frases:

    "Eu realmente não sei de empréstimo nenhum"
    José Genoíno sobre Mensalão


    "Genoinamente um pilantra!"
    Você sobre José Genoíno


    "Idiota, idiota, idiota‼ Depois, sente um ataque cardíaco e n sabe pq‼"
    Anônimo sobre José Genoíno


    "José Genoíno, uma palavrinha para o CQC!"
    Danilo Gentili sobre José Genoino


    "EU ESTOU TRABALHANDO!!!"
    José Genoíno sobre Danilo Gentili

    ResponderExcluir
  3. Genoino é um cara de coragem, não vai fugir nem se esconder.
    Vai assumir a sua cadeira como deputado de cabeça erguida.


    ResponderExcluir
  4. Chamar Genoino de cara de pau, é não olhar o própio rabo. Afinal, que disse que não apareceria mais aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Fernunda, tenho quase certeza que você é a porção mulher do lilica, semi-alfabetizada.

      Excluir
  5. Anônimo, não me diga!!! Vc não resitiu e veio fazer fofoca junto? É bem a sua cara.

    Acabei de ver Haddad na TV,pode crer, Haddad ainda vai ser presidente.

    ResponderExcluir
  6. O post ta bombando... Tirando a Fernunda, que é o próprio lilica, somos 2... eu e a Emanuelle. Apesar da chupação de blogs, ta bombando!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, vc é muito inteligente, já disse isso em outra oportunidade.
    Vc tem QUASE CERTEZA?? Ah, eu achei que vc tinha certeza absoluta.

    Anônimo, continua espiando, bisbilhotando e fofocando. tchauuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!



    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nandinha...
      Você tem toda razão.
      O Fernando Haddad tem perfil de Presidente da República; e, se nós, que somos neófitos sabemos, imagine o gênio Lula?

      Excluir
  8. O que o Anônimo, a porção semi-analfabeta do Balestra vai fazer agora que o Serra Vai deixar o PSDB.
    Partido

    DE
    Boçais?????
    Vai junto com o Serra p/ o PPS do Bob Freire, ou vai ficar com o AéBRio Neves tb conhecido por AÓcio Neves?

    ResponderExcluir
  9. Wilson.
    È isso mesmo, o anônimo ofendeu qq um aqui no blog, delete mesmo.
    Aqui não é vaso sanitário.

    ResponderExcluir
  10. Bateu o desespero no ninho tucano.
    SP uma pça de guerra, morre mais gente aqui do que na guerra.
    Alckmin tem uma pesquisa que tanto Marta qto Mercadante ganham dele, á aprovação dele é de 29%.
    Agora Serra quer sair do PSDB p/disputar a presidência ou o governo de SP.
    O Partido Só do Boçais tá indo pro brejo.
    Serra andou dizendo que FHC está gagá, grande novidade, né?
    Depois da eleição do Haddad, todos morrendo de medo.

    ResponderExcluir
  11. Quem tá morrendo do medo é o sebento de nove dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que importancia tem, Anômalo, se alguém tem nove dedos, dez ou oito desde que cumpra seu trabalho com total presteza?
      Até os inimigos do Ex-Presidente Lula reconhecem que ele cumpriu muito bem seu trabalho, tanto, que o próprio Serra anexou a imagem de Lula em sua fatídica campanha para presidente.
      Chega a dar pena de gente igual a você que tenta desqualificar o que é bom e enaltecer o que não presta.

      Excluir
    2. Você deve ter muita pena de si. Engraçado chamar dirigentes do PSDB de vampiro de nazista caluniar dizendo que eles mandam incendiar favelas para matar o pobres, dizer que eles agem como demônios, inclusive sendo primo do mesmo, ai pode. Agora dizer que o bebum da rose é um boçal megalomaníaco ai não pode. Aprendi com o PT em seus blogs alugados com dinheiro público que é assim que se faz política. Só que tá muito fácil desqualificar os Mensaleiros e seus aliados alugados já que de bom não tem nada.

      Excluir
  12. Esse pessoalzinho que apoia o PSDB, parece gralha, só faz barulho.
    Esse pessoal que não enche uma Kombi, dá uma canseira.
    Pra esse pessoal. Lula,Dilma e Haddad.tá bom assim?










    ResponderExcluir

Passa logo a bola