segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dilma, a Ungida

Este artigo também extraí lá do Esquedopata.
The New Yorker

Até recentemente, o Brasil era um dos países menos educados e mais economicamente desequilibrados do mundo. Agora a economia está crescendo muito mais rapidamente do que os EUA. Vinte e oito milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema na última década. O país tem um orçamento equilibrado, a dívida nacional baixa, quase pleno emprego e inflação baixa. 

É, caoticamente, democrático e tem uma imprensa livre. O Brasil opera de maneiras que fomos condicionados a pensar que são incompatíveis com uma sociedade livre e bem sucedida. Não apenas o Brasil é governado por ex-revolucionários não arrependidos, muitos dos quais, incluindo a presidenta, foram presos por anos por serem "terroristas". O governo central é muito mais poderoso e intrusivo do que  nos EUA. Também é muito mais corrupto. A criminalidade é alta, as escolas são fracas, as estradas são ruins, e os portos mal funcionam. Apesar disso, entre as grandes potências econômicas, o Brasil alcançou um trifeta rara: alto crescimento,  liberdade política e desigualdade em queda. A presidenta, Dilma Rousseff, é uma presença forte. Como parte da VAR-Palmares, ela passou anos na prisão e foi submetida à tortura. Sua primeira grande iniciativa presidencial, Brasil Sem Miséria, lançado em junho, era um programa anti-pobreza radical. 

Os EUA constantemente parecem estar na mente de Dilma: como um exemplo de como não lidar com a crise econômica global. A política no Brasil gira em torno do antecessor de Dilma, Luis Inácio Lula da Silva, conhecido pelos brasileiros e pelo resto do mundo simplesmente como Lula. Nos cinco últimos dos oito anos de Lula como presidente, Dilma foi sua ministra da Casa Civil. Lula a ungiu como sua sucessora em 2010. 

5 comentários:

  1. Sabe Wilsoleaks, deve ser triste pra gentalha ver o governo Lula e agora o da Dilma(as vezes ela me irrita qdo faz o jogo da imprensa)ser reconhecido mundialmente.

    Eqto nós sonhamos em trocar de carro, de moveis,viajar e melhorar de vida, a gentalha como o anônimo ai do seu estado, fica torcendo pro ministro cair.

    Fica na torcida pra ver se cai o 7º,8º. ministro. Deve ser triste vida dessa gente.

    O duro Wilsoleaks, é que eles sempre perdem.
    Torceram 2 vezes contra o Lula,depois contra a Dilma.

    Como diz o Lula, SIFU 3 vezes. Oh, gente que não presta nem pra ganhar de um poste.

    ResponderExcluir
  2. Wilsoleaks , não sei se vc leu ontem a coluna do Josias... "SERRA O ESTORVO", ninguém sabe o que fazer com o Serra. Todos querem livrar-se dele, mas não sabem como.

    Fernando Haddad deu uma entrevista a Kennedy Alencar já como candidato a prefeitura de SP.
    Gostei muito dele,viu! Martha lidera as pesquisa, mas ele disse uma coisa que eu não havia pensado.
    Disse que é mais facil formar uma opinião de quem não se conhece como é o caso dele, do que Martha que é conhecida e que as pessoas já tem opinião formada.

    Lula não coseguiria transferir votos pra Martha pqe as pessoas já tem uma opinião formada sobre ela. Isso se explica pqe Martha perdeu 2 vezes, mesmo com o apoio do Lula.

    No caso dele seria mais facil, as pessoas não tem uma opinião formada. Tomara que ele esteja certo, torço pra isso.

    ResponderExcluir
  3. Domingo já sabe né, Wilsoleaks? Todos torcendo pro Corinthians.
    Vc,d.Marinalva,as crianças,o gato,cachorro e tudo mais.

    Toda nossa torcida. Esse titulo tb vai pro Lula.

    Força Lula, domingo é o Dia D, petistas de todo Brasil vão torcer pro Corinthias.

    ResponderExcluir
  4. Corinthians. depois que cliquei eu vi que estava faltando o n.

    Ah , se o professor ver. rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Fernanda você é sempre precisa e não precisa ficar se corrigindo.
    Seus comentários são coerentes e inteligentes.
    E apesar de sua pouca idade, comparada a minha, claro, você nunca dá bola fora.

    ResponderExcluir

Passa logo a bola