quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FHC aposta no mensalão contra a superioridade histórica de Lula



Aparentemente, Fernando Henrique Cardoso é um homem feliz. A mídia aliada o retrata sempre satisfeito e sorridente enquanto tece loas ao seu desastroso período à frente do governo do país. Todavia, é um homem magoado e frustrado com o registro que a história e a voz do povo, que só as urnas expressam com clareza, fazem de sua atuação como presidente.
Uma década após ter sido virada a página daqueles oito anos de crises incessantes, de desemprego, de quebradeiras, de descrédito internacional do Brasil, de aumento da violência e da criminalidade, de caos na educação e na saúde e até de aumento da pobreza e da desigualdade, tentam reescrever a história. Contudo, tem sido em vão.
A maior prova de que dez anos foram tempo insuficiente para o povo brasileiro esquecer o que foi a era FHC está na última eleição presidencial, na qual, como em todas as eleições presidenciais anteriores desde 2002, o candidato do PSDB da vez (José Serra) tentou esconder o ex-presidente da República de seu partido de forma que o eleitorado não o associasse a ele.
Eis que, no âmbito do julgamento do mensalão “do PT”, o ressentido ex-presidente vê a oportunidade de tisnar o período presidencial que sucedeu ao seu e que, de forma diametralmente oposta, recebeu dos brasileiros toda a aprovação possível e imaginável.
Quase dois anos após ter deixado a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva ainda é objeto da admiração e do respeito do povo ao ponto máximo, a um ponto tão alto que pesquisa de opinião do instituto Sensus recém-divulgada mostra que nada mais, nada menos do que SETENTA POR CENTO dos brasileiros querem que Lula governe de novo o Brasil.
FHC, então, sempre contando com uma literal tentativa de fabricação da realidade por uma mídia que cooptou durante seu governo, acaba de declarar publicamente que condenações no julgamento do mensalão irão “manchar” o governo daquele que o sucedeu na Presidência da República.
De onde o ex-presidente tucano tirou isso? De alguma pesquisa de opinião? De alguma pitonisa? Nada disso: tirou essa hipótese de seus desejos mais recônditos de ao menos minimizar o êxito espantoso que ao menos o povo brasileiro e o mundo atribuem a Lula e ao seu período histórico na Presidência da República.
O que será registrado nos livros de história sobre esses dois períodos de governo tão distintos, a retórica dos titulares dos governos entre 1995 a 2002 e entre 2003 a 2010 e dos aliados de cada um ou os fatos, ou seja, os resultados finais daqueles governos e a visão do povo sobre cada um deles?
A história registrará que não apenas Lula jamais teve fato que o desabonasse comprovado ou sequer analisado pela Justiça como legou à sucessora um país com a economia entre as mais organizadas do planeta e com uma situação social infinitamente melhor do que a do período que antecedeu seu governo pleno de êxitos e realizações que o mundo reconheceu.
Não é fácil reescrever história. Isso porque ela não é escrita só pelos grandes órgãos de imprensa ou por este ou aquele escritor ou historiador, mas por uma ampla coalizão de observadores entre os quais o povo é o protagonista. A história, por fim, é escrita pelos fatos. E são esses fatos que contrariam a esperança de FHC em uma farsa que ajudou a erigir.

Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania)

20 comentários:

  1. Mais um post chupado

    Chupa mesmo Lilika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é bom a gente copia (e dá os créditos), o que não é, ignoramos.

      Excluir
    2. Se for a favor você chupa, se for contra você cospe.

      chupador

      Excluir
    3. É mais ou menos isso Anômalo.
      Se for a favor do progresso e de socialismo eu chupo, beijo e ainda faço uns carinhos, mas se for contra a democracia eu cuspo na cara.

      Excluir
    4. Socialismo do tipo que você chupa (Cuba, Bolivia, Brasil e Vezuela) eu escarro e cago nele.

      Excluir
    5. Não duvido que você faça isso, a ação de reacionários, ante a governos que privilegiam o bem estar do povo, costuma se dar de maneira explicitamente escatológica.

      Excluir
    6. Governo que privilegia bem estar de corruptos mensaleiros. Governo que se alia a sujeitos do tipo Maluf e que sempre tem um ministro caindo. Lilica, quem acompanhou seus comentários no "Casa do Noca" sabe que você não é digno de nenhum respeito, pois não tratava assim os que pensavam diferente de você, anômalo reaça pseudo-progressista de livraria.

      Excluir
  2. Pois é amigão,
    Porque não dá para passar a limpo esse rascunho mal feito, o que se pode fazer é encontrar erros em obras irretocáveis como a administração Lula.. Feliz? E essa boquinha feia de cantos caídos? Puro amargor! rsss
    Algumas coisas não podem ser mudadas, a administração fhc foi lamentável e terminou com pouco mais de 30% de aprovação popular...rss

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manuh
      E eu, ainda, reluto em aceitar esses 30% de aprovação pra FHC, até porque sabemos que os meios de comunicação aqui no Brasil não são nada confiáveis.
      Beijos

      Excluir
  3. Wilsoleaks.

    Não gosto muito do Romario, mas hj ele lavou a minha alma.

    Veja.

    A nota, publicada no início desta quarta-feira, por volta das 6h, recebeu resposta no início da tarde. E que resposta! "Galera, boa tarde. O assunto aqui hj é rápido e objetivo. Sobre uma nota divulgada n Blog Radar Online da @Veja pelo jornalista Lauro Jardim é mais uma dessas matérias que eles acreditam que realmente estão denegrindo minha imagem", iniciou Romário, numa série de tuítes. "1º a revista não tem a mínima credibilidade depois de tudo que nós sabemos das últimas matérias sobre política e outros nos últimos anos, em outras palavras uma revista de m**", completou.

    Em seguida, o ex-jogador trata especificamente do colunista responsável pela publicação da nota. "Em relação ao jornalista Lauro Jardim, não é sério, é mentiroso, sensacionalista e está achando que irá aparecer as minhas custas ... Um babaca como esse teria que divulgar as coisas positivas que venho fazendo em meu mandato. Sobre isso nunca escreveu uma linha ... Vai tomar no c* e deixa de ser mau-caráter! e quem não gostou, f***. Fui!",


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandinha...
      Nessa briga de cães quem ganha é a sociedade que fica sabendo o quanto esteve iludida.

      Excluir
  4. Hj Joaquim Barbosa caiu do cavalo 2 vezes.

    Primeiro pqe queria que STF encaminhasse representação na OAB contra 3 advogados que teriam dito que ele é midiático.
    Foi derrotado por unanimidade.

    A segunda foi sobre um dos réus do mensalão que foi excluido do processo, tb por unanimidade.

    No primeiro dia do julgamento, tanto procurador como relator foram derrotados por unanimidade.

    Esse julgamento promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não Fernanda, mas pelo que pude perceber ontem o julgamento da AP 470 será absolutamente técnico, ou seja, não vai adiantar nada juízes se pre disporem a florear suas sentenças com poesia ou coisas que o valham.
      Achei fantástica a ultima defesa. O advogado Kakay não só defendeu muito bem seu cliente Duda Mendonça como destruiu a tese de mensalão.

      Excluir
  5. FHC trocou a chance de SER decente pela de APARENTAR se-lo.

    Os que fazem escolhas como as dele, quando chegam à velhice viram um poço de inveja e amargura, então só a adulteração da verdade pode lhes redimir.

    A situação do FHC é tão patética e bizarra que ele (cônscio da própria antipatia) aproveitou-se da greve dos caminhoneiros para oferecer apoio à Dilma. Certamente objetivando tentando transferir a ela - por osmose - a antipatia popular de que desfruta.

    Triste sina a do Boca.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eudyr...
    Estou em débito contigo, mano velho. Você conseguiu saber o que estava ou está acontecendo lá no Tapirus?
    Quanto ao Boca de Sovaco apelidado de FHC, a única esperança dele é o velho, surrado e alienado imprensalão. Quando a imprensa, no Brasil, se pautar pela ética e pela verdade o tucano mor finalmente descerá ao túmulo.

    ResponderExcluir
  7. Perfeitamente, mano Wilson; descobri do que se trata, mas não posso informar o "motor de busca" por aqui; há muitos mal-intencionados que se aproveitarão de qualquer vírgula...espero que entenda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. A Dilma se apossou das bandeiras do PSDB. Nada a reclamar. Ao contrário parabens. O importante é que ela faça as mudanças que a economia capitalista exige. Pedem dar o nome que for. Também se for necessário podem afirmar que o FHC fez uma privatização danosa e do mal e que a da Dilma fará privatização do bem se isto servir para acalmar as mentes tacanhas do PT. Podem desconstruir FHC a vontade desde que os preceitos teóricos do PSDB sejam seguidos.A prática, se foi como afirmam danosa não copiem. Não importa a cor do gato desde que o gato mate rato . O gato em questão não tem nada a ver com os mensaleiros do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em entrevista após a cerimônia de lançamento do programa de concessões, a presidenta disse ser uma “questão absolutamente falsa” a afirmação de que o governo estaria privatizando rodovias e ferrovias. Segundo a presidenta, o programa vai corrigir equívocos cometidos em privatizações de ferrovias.


      “Esta é uma questão absolutamente falsa. Eu, hoje, estou tentando consertar em ferrovias alguns equívocos cometidos na privatização das ferrovias. Hoje, eu estou estruturando um modelo no qual nós vamos ter o direito de passagem de todos quanto precisarem transportar sua carga. Na verdade, é o resgate da participação do investimento privado em ferrovias, mas é também o fortalecimento das estruturas de planejamento e de regulação. Por que o que um operador independente vai fazer? Ele vai transportar a carga que ele achar necessária. Ninguém que é dono de uma carga pode controlar uma ferrovia. A ferrovia é de todos os que querem passar carga – isso é o princípio de quem tem rede”, disse

      Leia mais em: O Esquerdopata

      Excluir
  9. Pdem dar o nome que quizerem mas parem com o ranço ideológico que acreditar que o Capitalista está ai só para predar.Entreguem para a iniciativa privada construir e lucrar com estradas, ferrovias portos e aeroportos. Coloquem agências reguladoras para evitar abusos.O tempo é o senhor da razão e está ai para provar que privatização digo conceção feita com a telefonia por FHC foi acertado. Se teve erros ou mesmos desvios de verbas que os erros não se repitam e os desvios sejam punidos agora o ato de privatizar a telefonia foi correta e só uma pessoas tacanha e retrógrada pode pensar o contrário. A Dilma tem razão em querer fazer melhor. Afinal tudo tem que ser feito cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  10. Saiu Pesquisa aqui em SAMPA.
    Russonamo e Serra empatados.
    Russomano ganha no 2º turno.
    Haddad agora está isolado em 3º.

    ResponderExcluir

Passa logo a bola