sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aos Fatos

De "O Esquerdopata"

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento dos 38 réus acusados pela ação penal 470, conhecido como "mensalão". Muitos argumentaram que a coincidência desse julgamento com o calendário das eleições municipais seria prejudicial ao governo e ao PT, porque a oposição tentará capitalizar politicamente o evento.

Penso o contrário, pois, ao trazer à tona os autos do processo, esse julgamento permitirá um debate menos marcado pelos interesses político-partidários e ideológicos. As versões darão lugar aos fatos. As acusações sem provas e a condenação por antecipação serão substituídas pela análise imparcial do STF.

Incapaz de derrotar o PT nas urnas e de confrontar com propostas os governos Lula e Dilma, nos últimos anos a oposição transformou sua versão do "mensalão" em uma peça de marketing político, fazendo pesadas acusações e promovendo o linchamento público de lideranças do partido.

As acusações foram muito violentas: o nome "mensalão", por exemplo, pressupõe um pagamento mensal a parlamentares, mas nenhum ato desta natureza foi provado. Nem os acusadores falam nos autos de pagamento mensal.

Formação de quadrilha, então, todos sabem que é uma acusação leviana, que carece de base material. O ex-vice-presidente da República, José Alencar, disse em depoimento que havia uma aliança entre PT e PL que previa uma divisão dos recursos auferidos para a campanha e que o repasse foi feito para quitar dívidas assumidas pelo PL durante o processo eleitoral.

Em relação à suposta compra de deputados para votar no governo, estamos diante de um devaneio, pois nenhum dos acusados precisaria de dinheiro para apoiar o governo. A maioria absoluta fez oposição ao governo anterior e ajudou o PT a ganhar as eleições. Portanto, seria um contrassenso alguém achar que estes precisariam ser "comprados para apoiar o governo". Imagine um deputado do PT votando contra um governo do PT...

Quanto à acusação de corrupção ativa e passiva, sabemos que não houve dinheiro público envolvido ou obras contratadas com corrupção de agentes públicos. Na realidade, houve empréstimo bancário feito pelo PT. Boa parte do que se chama de "provas do esquema" se baseia em resgates bancários feitos por pessoas devidamente identificadas na boca do caixa.

Todo o crime deve ser julgado e os responsáveis punidos. Neste caso, houve uma confissão de caixa dois, só que a acusação resvalou, por interesse políticos, para outros tipos de crimes, mais graves e de grande potencial de desmoralização dos acusados.

O julgamento concomitante com o processo eleitoral desmistificará o caráter das acusações. A sociedade está madura e sabe separar o joio do trigo. Foi assim em 2006, em 2008, em 2010 e agora.

O tema foi exaustivamente usado e abusado pela oposição e por boa parte da mídia. Virado e revirado, faltaram provas para as acusações. A versão dos réus terá, mesmo que ofuscada por opiniões da oposição e de certos setores da mídia, de ser divulgada e a sociedade fará o seu juízo.

O Supremo decide no seu ritmo e de acordo com os autos, não se submetendo a pressões de uns ou de outros. E decisão do Supremo, na democracia, não se discute; cumpre-se. Já existem afoitos falando que o Supremo está sendo julgado, tese autoritária e descabida.

As eleições serão ganhas pelos escolhidos pelo povo.

CÂNDIDO VACCAREZZA, 56, é deputado federal pelo PT-SP

8 comentários:

  1. Manchete do PIG é assim:

    "Cachorro FAZ MAL à moça!!"

    E, lá no meio da matéria, "esclarecem" que ela comeu um lanche que não lhe fez bem.

    Onde andarão os déspotas ignorantes, leitores de manchetes?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. PS:

    Curioso como a desinteligência jornalística do PIG publica em letras garrafais, mas as fontes são pequenas...

    ResponderExcluir
  3. Vaca Rezadeira Mensalonasexta-feira, 10 agosto, 2012

    Lilicabral, você é meu e o meu kct é teu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anômalo...
      Você é uma pessoa doente. Um enfermo moral
      Não é a toa que a direita que hoje é oposição está tão por baixo tendo que apelar pra todo tipo de irregularidade para se manter mal e parcamente no cenário político, afinal, com gente de seu nível a integrá-la não dá pra fazer muito mesmo.
      Não vou apagar seu comentário, quero que todos vejam a pessoa torpe que você é.

      Excluir
    2. Lula eis prezidentousexta-feira, 10 agosto, 2012

      decha barato nao lilica. vosse e meu e a vaca resa num lanbi nein o boi comi

      Excluir
  4. Petista Mensaleiro - Dólar na cuecasexta-feira, 10 agosto, 2012

    Sinceramente, não consigo acreditar que houve essa tal de mensalão. O PIG e foda viu! Um dia vocês vão pagar pelo que estão fazendo! Pode ser mensalmente, mas vão pagar!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lula eis prezidentusexta-feira, 10 agosto, 2012

    Puchavida cumpanheros eu comhesia pinga in garafada mais letra in garafada e a premera veis qui osso fala---- vo more i num vo ve tudo

    ResponderExcluir
  6. mensalinho mensalão.
    mensalinho mensalão
    mensalinho mensalão
    roubo que roubão
    roubo que roubão
    quero roubar e não posso
    quero roubar e não posso
    roubo que roubão
    assim ensaia a banda dos petralhas pelas ruas de minha cidade.

    ResponderExcluir

Passa logo a bola