sábado, 20 de outubro de 2012

O Reaça Fernando Rodrigues

da Folha de S. Paulo CAPITULOU

 

FOLHA DE SÃO PAULO

20.10.2012
FERNANDO RODRIGUES
Hegemonia PT 3.0
BRASÍLIA – Fernando Haddad protagonizou uma das mais espetaculares recuperações numa campanha para prefeito de São Paulo e deve dar ao PT, dizem as pesquisas, o comando da maior cidade do país.
A eleição paulistana é um passo relevante no projeto de hegemonia política do PT. Nenhum partido cresce de maneira orgânica e consistente como o PT a cada disputa municipal. A sigla sempre se sai melhor.
PMDB, PSDB, DEM (o antigo PFL) e outros já tiveram dias de glória, mas acumulam também vários revezes. O PT, não. Só cresce.
Embora já tenha vencido em São Paulo duas vezes (em 1988, com Luiza Erundina, e em 2000, com Marta Suplicy), agora com Fernando Haddad é uma espécie de PT 3.0 que pode chegar ao poder.
Não há outro partido da safra pós-ditadura militar que tenha conseguido fazer essa transição de gerações. O poderio sólido e real que o PT constrói encontra rival de verdade apenas na velha Aliança Renovadora Nacional (Arena), a agremiação criada pelos generais para comandar o Brasil -com a enorme diferença de hoje o país viver em plena democracia.
Alguns dirão que o PMDB mandou muito no final dos anos 80. Mais ou menos. Tratava-se de um aglomerado de políticos filiados a uma mesma sigla. Não havia orientação central.
O PSDB ganhou em 1994 o Planalto e os governos de São Paulo, Rio e Minas Gerais. Muito poder. Só que os tucanos nunca tiveram um “centralismo democrático” (sic) “à la PT”.
No dia 28 de outubro, há indícios de que o PT novamente sairá das urnas como o grande vencedor nas cidades com mais de 200 mil eleitores, podendo levar pela terceira vez a joia da coroa, São Paulo.
Ao votar dessa forma, o eleitor protagoniza duas atitudes -e não faço aqui juízo de valor, só constato. Elege seu prefeito e entrega à sigla de Lula um grande voto de confiança para fazer do PT cada vez mais um partido hegemônico no país.

As ratazanas já começaram a abandonar a embarcação tucana.

7 comentários:

  1. Wilson.

    Dizer o que? vou deixar esse post nos meus favoritos.
    lindo,lindo,lindo, linnnnnnnnnnndo!!!!!.

    Haddad, que levou tanta bordoada,que disseram que ele era um peso muito pesado p/ o Lula, que estava tão dificil chegar ao 2º turno, que não chegava aos 20%,vai lavar a nossa alma.

    Tenho medo de comemorar antes, sempre lembro dos aloprados que teve a mão de Serra.
    Estamos na reta final,mais 2 debates,Haddad não tem experiencia em debates, Serra é muito esperto,Haddad ainda cai nas armadilhas.
    Agora todo cuidado é pouco.

    Sempre achei que o dificil era leva-lo ao 2º turno, no momento em que ele chegasse ao 2º turno tudo ia ser mais facil.

    Mas mesmo assim tenho muito medo,vão ser 8 dias de coração apertado.

    13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13 VAI HADDAD, LAVA A NOSSA ALMA!!!!!!!


    ResponderExcluir
  2. Lula hj em Campinas.

    "DE POSTE EM POSTE, O BRASIL VAI FICANDO ILUMINADO"

    Campinas é Márcio Pochann 13, é do PT. Guarulhos tb vai ter 2º turno.
    Temos que eleger o maior numero de prefeitos em SP, p/ chegarmos forte em 2014 e poder concorrer de igual com o PSDB p/ o governo de SP.
    Em 2014. PT na presidencia e no governo de São Paulo.
    Chega de Alckmin, chega do PSDB, chega de Chuchu.


    ResponderExcluir
  3. As ratazamas estão caindo fora. As tocas vão ficar vazias até o dia primeiro de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sobre o fato do Governo Dilma mandar Demitir Funcionaria do Ministério do Trabalho porque a mesma autuou fima construtora que faz casa para o Minha Casa Minha Vida por manter trabalhadores em regime de Escravidao o que o Wilsinho tem a proferir. Seria este tipo de atitude adequada para um partido como o PT ou o PT quando fala em terminar com a escravidão tão somente está pregando moral de cuecas?

      Excluir
    2. Teve alguém aqui que disse assim:

      Segundo turno com Russomano e Serra, com o Haddad fora, o que vier é lucro.

      Contaram com o ovo dentro da galinha, é isso que dá, né?

      Hj mesmo com 17% de diferença a favor de Haddad, eu ainda não conto vitoria, principalmente tendo um adversário como Serra.

      Hj mesmo jogou pesado. disse que Haddad ia acabar com as parcerias das OSS. Quem deu a idéia dele dizer isso foi Reinaldo Azevedo.

      E no fim do programa colocou uma mulher chorando, pqe havia perdido o marido no acidente da TAM.



      Excluir
    3. Avante cumpanheiros. Um belo orçamento nos espera. Com o auxilio do Maluf vamos fazer um bom governo.

      Excluir
  4. É Sr. Wilson, a coisa tá feia. Vc não acreditava que Zé Dirceu e Genoino fossem condenados, tá ai. ESTÃO!!!

    Faltam 5 dias, não sei como isso vai refletir.
    Isso deve se explorado pelo Serra. Se já estava, agora então.

    Serra voltou a fazer terrorismo, dizendo que se Haddad ganhar vai fechar as OSS e vão ficar 32.000 funcionarios desempregados.

    Pro PT tudo é mais dificil.

    ResponderExcluir

Passa logo a bola